Close

janeiro 22, 2017

Seus concorrentes

enho algo especial que eles não têm? O meu produto atende as prioridades da minha persona?

No post anterior vimos a importância de se montar uma lista de potenciais clientes.

Há uma boa pergunta para se responder: É bom ter um(s) concorrente(s)?

Provavelmente você tenha uma boa resposta, seja concordando ou discordando, não vou aqui dar minha opinião sobre isto, mas com certeza no caminho da construção da sua startup vai se deparar com um ou vários concorrentes.

No atual estágio que estou porque me preocupar com meus possíveis concorrentes, você passou nos últimos posts estudando o mercado, o usuário final, construindo uma persona e todo um entendimento do seu cliente e sua rotina e verificou quais são suas dores, necessidades e principais prioridades.

É importante que encontre algo no que está fazendo que o diferencie brutalmente dos outros, isso poderá lhe dar a segurança para continuar avançando.

Qual o diferencial que você tem e que seja difícil de ser copiado?

Não é simples e nem fácil achar uma resposta, mas sabendo que tem que encontrar algo que complique que seus competidores consigam copiá-lo e tomar o seu mercado.

É natural caso sua startup comece a fazer sucesso que outros tentem imitá-lo, do dia para noite pode ter não só um mas vários, qual a sua proteção contra eles, é importante fazer uma investigação interna junto com seu time para entender o que torna seu produto especial e único nesse cenário.

Estude os seus concorrentes e faça a mesma pergunta para eles:

Qual o diferencial que eles têm e que seja difícil de ser copiado?

Caso encontre, avalie a possibilidade de prosseguir pode ser que não seja possível substituí-los no mercado com seu produto e isso lhe permitirá mudar e partir para outra.

Busque Diferenciais:

  • Super times
  • Patentes
  • Cultura da empresa
  • Design
  • Experiência do usuário
  • Custos baixos
  • Excelência no atendimento ao cliente
  • Software

Outra coisa importante que pode ser feita é identificar graficamente como você e seus concorrentes conseguem cumprir com as prioridades da sua persona.

Neste artigo falamos sobre as prioridades elencadas da sua persona e agora serão usadas para posicionar tanto o seu produto quanto os dos concorrentes em um plano cartesiano.

Plano cartesiano

  1. No eixo(x) coloque sua prioridade número 1(um) e divida esse eixo ao meio(Fraco e Forte).
  2. No eixo(y) coloque sua prioridade número 2(dois) e divida esse eixo ao meio(Fraco e Forte).
  3. Posicione sua empresa e seus concorrentes de acordo com as intersecções entre os pontos(fraco e forte) dos eixos X e Y.

posicaocompetitiva

Você deve mirar o quadrante superior à direita e evitar o canto inferior e à esquerda caso isso esteja ocorrendo é melhor rever seu produto. Seus possíveis clientes querem que suas prioridades sejam atendida e se não for pelo seu produto será por outro.

A melhor maneira de combater a concorrência é ter um entendimento profundo do seu cliente, mergulhar nas suas prioridades e suprir essas necessidades, buscar um diferencial único e que seja difícil de ser copiado.

Você pode ter acesso a planilha na aba [Concorrentes]: Planilha de ideias

Espero com isso ajudar e que novas startups surjam na nossa região. Até mais!
[Texto da minha coluna no Diário do Litoral de 23/01/2014]

 

Author: rcaspirro

Empreendedor serial de startup atualmente a frente do Eracog um assistente virtual baseado em inteligência artificial para agendamento de reunião via email.

janeiro 22, 2017 < a href="http://ricardocaspirro.com/author/rcaspirro/" title="Visualizar todas as postagens por rcaspirro" rel="author">rcaspirro Startups concorrentes, persona, startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *