Close

janeiro 17, 2017

Exemplo de PERSONA

Desenvolvendo um exemplo de persona, para o mercado B2B

No último post Definindo uma persona vimos o que é uma persona e as características que precisam ser levantadas juntas do seu usuário final.

Alunos da Federal de Cubatão desenvolveram uma tecnologia baseada no reconhecimento de imagens de partículas muito pequenas, tanto para sólidos, líquidos e vapor e escolheram como segmentos as refinarias e o controle de emissão de gases na atmosfera e estimaram um TAM de R$ 80 milhões por ano e com uma taxa anual de crescimento de 10%, o que mostrou ser um mercado muito interessante.

Através das pesquisas chegaram no usuário final como gerente de meio ambiente e esse cara também era o responsável pelo investimento no controle de poluição e gases emitidos na atmosfera.

Abaixo um exemplo de desenvolvimento de persona para B2B(empresas para empresas):

Estrutura da persona

Foto:
tom_cruise

  • Nome:Tom Cruise

Demográficos:

  • Idade: 48 anos
  • Escolaridade: superior completo, formado pela USP em engenharia de meio ambiente
  • Local: Santos, no bairro Gonzaga, num apartamento
  • Função/Ocupação: Gerente de meio ambiente
  • Estado Civil: Casado
  • Filhos: um menino(13) e uma menina(15)
  • Salário/Rendimentos: R$ 12.000,00 por mês

Gostos pessoais:

  • Hobbies: gosta de fotografia, correr e jogar tennis
  • Músicas: Rock: How deep is your love(Bee Gees) e Love me do(Bealtles)
  • Filmes: Aventura: Um sonho de liberdade, Suspense: A tempestade do século
  • Livros: Romance: O apanhador no campo de centeio
  • Comidas: Italiana: Risoto, Bruschetta, Pizza
  • Heróis: John Lennon, Mike Tyson

Dia a dia

  • Trabalho: gerenciar o controle de emissão de gases na atmosfera, ajudar no planejamento de orçamento do seu setor
  • Casa: procura jantar com toda a família e conversar durante a noite, ouvir música e algumas vezes assistir um filme, gosta de viajar uma vez por ano com a família

Objetivos e Metas

  • Profissionais: alcançar um posto de maior liderança dentro da indústria, modernizar as instalações, montar uma equipe eficiente
  • Pessoais: comprar uma casa no litoral norte em Ubatuba, continuar trocando de carro de 2 em 2 anos, e fazer um curso de fotografia

Necessidades e desejos: necessidade de ser reconhecido na sua área e de ser desafiado em propor novos caminhos e liderança.

Quais os seus medos: ficar sozinho e falar em público.

O que mantém o motivado: a família é maior fonte de motivação, a vontade de aprender e fazer a diferença.

Quais as prioridades: controlar a emissão de gases na refinaria, diminuir os desperdícios no seu setor, redução de custo em pessoal

Resumo: Esse é o Tom Cruise, morador de Santos, casado e pai de dois filhos, gerente de meio ambiente na Ultra Fértil em Cubatão, formado em Engenharia de Meio Ambiente, gosta de rock, filmes de aventura e suspense, adora comida italiana e tem como seus ídolos John Lenon e Mike Tyson. Não gosta de ficar sozinho e odeia falar em público, tem na sua família a maior fonte de motivação, gosta de jantar e conversar com eles sobre o dia a dia de cada um. É responsável por cuidar da emissão de gases na atmosfera, almeja um posto de maior liderança na sua indústria, adora quando é elogiado pelo seus superiores e tem como prioridades melhorar o controle de emissão de gases e diminuir os desperdícios do seu setor.

Em um mercado onde de um lado tem o comprador e do outro um vendedor é interessante ter uma persona para cada lado ex.: Mercado Livre. Caso esse seja seu caso, construa a Persona para cada usuário final de cada lado do mercado.

Apesar de ter montado uma estrutura física nada impede que você altere e acrescente novas informações na estrutura das personas, quanto mais informações e detalhes tiver melhor para um entendimento de uma pessoa real.

Você pode ter acesso a planilha na aba [Persona]: Planilha de ideias

Mostramos através de um exemplo de como montar a Persona do seu usuário final do seu principal cliente. Espero com isso ajudar e que novas startups surjam na nossa região. Até mais!

Obs.: Nenhum dos dados do exemplo acima são verdadeiros, foi usado meramente para mostrar um exemplo de persona.

[Texto da minha coluna no Diário do Litoral de 01/12/2013]

Author: rcaspirro

Empreendedor serial de startup atualmente a frente do Eracog um assistente virtual baseado em inteligência artificial para agendamento de reunião via email.

janeiro 17, 2017 < a href="http://ricardocaspirro.com/author/rcaspirro/" title="Visualizar todas as postagens por rcaspirro" rel="author">rcaspirro Startups persona, startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *