Close

janeiro 21, 2017

Encontre seus potenciais clientes

Criei uma lista de clientes que sejam semelhantes com a sua persona

No post anterior vimos como quantificar a proposta de valor onde pudemos mensurar os benefícios do seu produto irá trazer para o cliente.

Agora precisamos ir em busca de outros clientes e isso vai te ajudar a ter mais segurança com seu produto, claro sempre existe a possibilidade de voltar e aperfeiçoar ainda mais as etapas anteriores.

Todo o trabalho anterior com os usuários finais, a escolha da sua persona é extremamente importante para identificar outros clientes e isso irá assegurar o sucesso do seu produto. Em uma startup é fundamental que possa escalar, e se identificou outros clientes é sinal de uma boa oportunidade.

Essa etapa nos dará um grande aprendizado, em todo o processo sempre fomos muito focados nos desejos e necessidades do consumidor, vimos como era importante levantar muitas informações a respeito deles e vamos agora ampliar um pouco mais dessa visão.

Vamos construir uma lista de clientes, para isto você deve levar em conta a persona que é uma representação dos perfis dos usuários finais que fizemos lá traz, se o seu trabalho foi bem feito vai encontrar nessa lista pessoas muito parecidas com sua persona, caso isso não aconteça não tem problema, volte na sua persona e faça as devidas alterações.

Para aqueles clientes que encontrou muito similaridade a sua persona, deve validar o que fez com o caso de uso , especificando o produto e quantificando a proposta de valor e para isto deve entrevistá-los. Na entrevista tome cuidado para não forçar algo, esse bate papo deve fluir de maneira muito natural, expresse sempre o desejo de ajudá-lo. Você está em busca de uma lista de clientes que esteja realmente alinhados com sua persona.

Para prosseguir com seu projeto, baseado nas entrevistas que fez, deve obter uma validação acima de 70%, isso significa dizer que nas entrevistas com potencias clientes, eles devem concordar com a persona que desenhou, com o caso de uso que fez, como a especificação do produto e quantificado a proposta de valor.

Em sua entrevista com o potencial cliente caso perceba que seu projeto está sendo validado, uma coisa que pode tentar é pedir para que ele lhe forneça uma carta de intenção de compra, em alguns casos é possível até pedir que adiante o pagamento.

Todo esse processo faz parte do aprendizado, o grande valor para uma startup é estar sempre em contato com seus possíveis clientes e usuários finais, só dessa forma você pode entregar o máximo de valor para eles. Se você não gosta de ter contato com o cliente vai precisar ter, pense que entender bem suas necessidades vai levar seu negócio para um outro patamar. Então se apaixone por ele e cuide deles.

Você pode ter acesso a planilha na aba [Potenciais clientes]: Planilha de ideias

Espero com isso ajudar e que novas startups surjam na nossa região. Até mais!

[Texto da minha coluna no Diário do Litoral de 12/01/2014]

Author: rcaspirro

Empreendedor serial de startup atualmente a frente do Eracog um assistente virtual baseado em inteligência artificial para agendamento de reunião via email.

janeiro 21, 2017 < a href="http://ricardocaspirro.com/author/rcaspirro/" title="Visualizar todas as postagens por rcaspirro" rel="author">rcaspirro Startups clientes, persona, startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *