Close

janeiro 16, 2017

Definindo uma PERSONA

Construindo uma descrição detalhada de uma pessoa real.

No último post Calculando o tamanho do mercado – Parte 2 focamos em como calcular o tamanho do mercado de um negócio B2C(negócios entre consumidores).

A exemplo do perfil do usuário final que já trabalhamos que nada mais é que uma combinação de características que encontramos entre os usuários finais do nosso segmento, uma persona se baseia no desenvolvimento destas características de uma pessoa real que representa o nosso cliente.

A pergunta a se fazer neste momento é “Se eu tivesse apenas um usuário final para representar a nossa Persona, quem seria?

Uma persona bem desenvolvida nos força a focar na importância de conhecer de verdade quem é o nosso cliente, quais são suas necessidades e desejos além da disciplina de nos envolvermos com esta atividade que muitos a ignoram.

Segundo a definição de Persona na Wikipedia:

Personas: são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. O termo persona é usado amplamente em aplicações online e tecnológicas, bem como em em publicidade, onde outros termos como retratos de pena também podem ser usados.

Apesar da definição ser útil e atingir seu propósito eu particularmente não gosto e não uso, para mim desenvolver uma Persona tem que ser baseado em uma pessoa real e que seja claramente o usuário final do meu cliente.

Lembrando que você fez todo um levantamento junto aos usuários finais e clientes e estes dados vão ajudá-lo a fazer uma escolha mais precisa e desenvolver sua persona, o importante neste momento não é ter o melhor desenho da sua persona mas poder avançar e com o tempo poderá ser alterado com novas informações.

Estrutura da persona

Foto: Usar uma foto real do usuário final do principal cliente.

Demográficos:

  • Idade: a idade da pessoa
  • Escolaridade: sua formação, onde estudou
  • Local: onde mora
  • Função/Ocupação: qual o cargo que ocupa?
  • Estado Civil: Solteiro, Casado …
  • Filhos: tem filhos? Quantos?
  • Salário/Rendimentos: quanto ganha por mês?

Gostos pessoais:

  • Hobbies: o que gosta de fazer?
  • Músicas: qual a preferência musical, quais músicas preferidas?
  • Filmes: que tipo de filme, quais os filmes preferidos?
  • Livros: que tipo de leitura, quais livros preferidos?
  • Comidas: que tipo de comida?
  • Heróis: quem são os seus ídolos?

Dia a dia

  • Trabalho: como que é o trabalho no dia a dia, o que faz, que hora que faz e como faz?
  • Casa: em casa como é a sua rotina?

Objetivos e Metas

  • Profissionais: o que espera conquistar no trabalho, de que maneira e quando?
  • Pessoais: o que espera conquistar pessoalmente, de que maneira e quando?

Necessidades e desejos: quais são suas principais necessidades e desejos, o que eles mais precisam?

Quais os seus medos: quais são seus maiores medos?

O que mantém o motivado: o que os movimenta, o que os deixam empolgados?

Quais as prioridades: o que é mais importante agora para ele?

Resumo: depois de fazer todo o levantamento com o usuário final, aqui a ideia é construir um parágrafo completo contendo uma compilação de todas as informações levantadas.

Parece algo simples ou até mesmo banal, porque eu faria esse levantamento e com esses detalhes, já conversei com alguns usuários e tenho uma ideia de como são, não preciso me aprofundar tanto em alguém, apenas faço algumas anotações do que imagino ser e tudo bem.

Absolutamente tudo o que você quer fazer com sua startup é ajudar as pessoas a resolverem algum problema, mas antes disto é fundamental entender quem tem o problema, quem é essa pessoa, o que faz, como faz …

Você pode ter acesso a planilha na aba [Persona]: Planilha de ideias

Abordamos a questão de como desenvolver uma Persona baseado no usuário final do nosso principal cliente. No próximo post vamos construir um exemplo de Persona. Espero com isso ajudar e que novas startups surjam na nossa região. Até mais!

[Texto da minha coluna no Diário do Litoral de 24/11/2013]

Author: rcaspirro

Empreendedor serial de startup atualmente a frente do Eracog um assistente virtual baseado em inteligência artificial para agendamento de reunião via email.

janeiro 16, 2017 < a href="http://ricardocaspirro.com/author/rcaspirro/" title="Visualizar todas as postagens por rcaspirro" rel="author">rcaspirro Startups persona, startup

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *