Close

janeiro 24, 2017

Construindo o modelo de negócios

Como uma organização cria, entrega e captura valor

No post anterior Ciclo de vendas vimos a importância de avaliar o ciclo de vendas e verificar quem decide e quanto tempo leva para se realizar uma venda com o seu cliente.

Nesse caminho de construção de uma startup normalmente passamos bastante tempo lidando com coisas irrelevantes ou gastando muito tempo com coisas que achamos importantes, muitas vezes nos esquecemos que por mais conhecimento que temos sobre nosso projeto e com todos os dados levantados, não dedicamos tempo para saber como tudo isso vai se traduzir em valor financeiro para o negócio.

Outra coisa que fazemos quando estamos avaliando nosso modelo de negócios é copiar o dos outros, não que isso seja ruim, mas podemos estar perdendo a oportunidade de inovar e encontrar uma maneira de capturar mais valor no negócio. A Apple teve que inovar quando trouxe o Ipod para o mercado, teve que fazer acordos com as gravadoras e permitiu que os seus usuários pudessem pagar por música.

Quando se fala em modelo de negócio muitos acabam dizendo apenas como fazem dinheiro com o produto ou serviço, alguns dizem que ganham vendendo o produto, anúncios, assinaturas, acontece que um modelo de negócio não se trata apenas de como se faz dinheiro.

Vamos poder estudar uma maneira de representar isto graficamente através de 9 blocos, esse modelo foi proposto pelo Alex Osterwalder e com mais 470 colaboradores no mundo todo, escreveram um livro chamado: Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios, publicado pela editora Alta Books.

Ao longo dos próximos posts veremos como montar o nosso modelo de negócio baseado nos 9(nove) blocos que são:

  • Segmento de clientes;
  • Proposta de valor;
  • Canais;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Fontes de receitas;
  • Recursos chave;
  • Atividades chave;
  • Parceiros chaves;
  • Estrutura de custos.

canvas-business-model-generation

Gaste algum tempo trabalhando seu modelo de negócio, modificá-lo após estabelecido pode dar um grande trabalho. Cuide para que o seu modelo possa se diferenciar da concorrência, até porque o mesmo serve para eles, modificar um modelo em curso não será nada fácil.

Você pode ter acesso ao arquivo em pdf: Modelo de negócios. Podendo ser impresso em um papel A4 e é recomendado que se faça uso de post-its, para dar uma maior dinâmica no preenchimento dos blocos, falaremos mais sobre isto nos próximos posts.

Espero com isso ajudar e que novas startups surjam na nossa região. Até mais!
[Texto da minha coluna no Diário do Litoral de 09/04/2014]

Author: rcaspirro

Empreendedor serial de startup atualmente a frente do Eracog um assistente virtual baseado em inteligência artificial para agendamento de reunião via email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *